23 de janeiro de 2012

Como são e como tem sido as escolas?



Rubem Alves a descreve: “[...] Uma casa, varias salas, crianças separadas em grupos chamados “turmas”. Nas salas, os professores ensinam saberes. Toca uma campainha. Terminou o tempo da aula. Os professores saem. Outros entram. Começa uma nova aula.”

Um modelo de escola que ainda mostra seqüelas deixadas por uma educação tradicional, o mesmo modelo de escola é passado por gerações, tudo é velho, anacrônico.
A sociedade mudou, as famílias mudaram, mas a escola continua a mesma. Centralizada, inflexível, com um muro invisível separando escola da comunidade.




“Uma sala enorme, sem divisões, cheia de mesinhas próprias para as crianças. As crianças trabalhavam nos seus projetos, cada uma de uma forma, moviam-se pela sala, tranquilamente, sem correr, ninguém falava em voz alta. Entre as crianças, algumas com Síndrome de Down, também trabalhavam. As professoras, assentada junto com as crianças moviam-se quando necessário. Não era necessário nenhum pedido de atenção”. É assim que Rubem Alves descreve a “Escola da Ponte”.

Uma escola onde todos são educados para entreajuda, na autonomia, é um projeto de preparação para a cidadania no exercício da cidadania.

Não quero que vocês pensem que a “Ponte” é uma formula infalível, uma receita exemplo de educação, porém acredito que se quer caminhar para uma educação de qualidade, deve-se caminhar para uma escola com cidadãos educados na solidariedade e ajuda ao próximo, onde são autônomos ao suficiente para refletir e buscar o bem necessário para si e para o coletivo.



20 de janeiro de 2012

A Ponte

Todos que me conhecem sabem que sou totalmente utópica, a ponto de acreditar em uma educação democrática, participativa feita com autonomia e afetividade.

Com a esperança de modelos inovadores de educação, longe desse modelo arcaico que ainda predomina, encontrei a "Escola da Ponte"

Leiam "A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR" do psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro Rubem Alves.



Tive a oportunidade de presenciar uma palestra com o educador José Pacheco, idealizador desse projeto inovador de escola. Um projeto maravilhoso. 

Ele visitou São José do Rio Preto, e a  Escola Maria Peregrina  onde se realizou a palestra, uma escola que se baseia no modelo da "Ponte"


Segue-se uma Palestra do Prof. José Pacheco na APEOESP, só para ter idéia do delicioso “portuguesh” que se fala em Portugal.



18 de janeiro de 2012

Para os jovens do Brasil


Estudar, estudar...



Para fazer um curso totalmente web, é  preciso ter autonomia, disciplina e muita motivação.
Com os acontecimentos colação de grau, pagamento de contas, médicos, papeladas do concurso, vestido, um sapato que combine com o vestido, UFA!
Quando vi acumulei as aulas, eram 16 aulas para estudar nos 3 dias que me restaram.
Descobri que não sou organizada o tanto que quero.

Enfim
Assisti um vídeo recomendado em uma das aulas na pós, vale à pena perder ganhar uns minutos com ele.

Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, deixa um recado para os jovens do Brasil.



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17 de janeiro de 2012

E agora?


Terminei a graduação (ou quase colarei grau no próximo dia 25), no entanto no fim do ano, peguei-me diversas vezes pensando: E agora?
O que fazer depois da faculdade?

*Prestar concursos (isso em um próximo post),
*Fazer pós - graduação?

O que as pessoas fazem? Meu Deus, sou professora e agora?
Respirei... O que é uma pós mesmo?

O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que possuem diploma universitário


Até ai sem novidades... Mas o que fazer na pós?
·         lato sensu: considerados como cursos de especialização, são mais direcionados à atuação profissional e atualização dos bacharéis. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento, bem como os cursos designados como MBA (do inglês Master in Business Administration, ou mestre em administração de empresas), diferentemente dos EUA eles não são equiparáveis aos mestrados.
·         stricto sensu: são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis do mestrado e doutorado. O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma dissertação e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa. Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese.


Qual é o melhor curso para você?
Depende... e muito do seu objetivo profissional e de seu perfil pessoal.

Pensei um pouco e já escolhi.
Iniciei uma especialização em Gestão Educacional na modalidade à distância. Postarei alguns textos e vídeos brevemente.

FicaaDica, leiam:

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O que escrever no primeiro post de um blog?



Há anos tento realizar esse blog, pelo tempo (e falta dele) nunca consegui fazer ao menos um post.
Acordei e pensei hoje é o dia! Então abri o Word e comecei a escrever e nada saiu, nem uma letra.
O que escrever no primeiro post? Procurei um poema que expressasse o “ser professor”, nada encontrado. Pensei em publicar um vídeo, mas que vídeo?
Então tive a iluminada idéia de jogar no Google a pergunta “O que escrever no primeiro post?” e surpreendentemente (não tão surpresa assim) encontrei diversos blogs com dicas.



Seguindo algumas dicas começarei: 

Quem é Você?

Sou Quézia. 
Sou pedagoga. 
Fui estagiaria em uma instituição de educação infantil, descobri que vida de estagiaria não é fácil, fato, mas poucos dizem quão gratificantes os dias são.

Por Que Você Está Escrevendo 

No inicio de minha caminhada tive a sorte de trabalhar com professores que instruíram e apoiaram maravilhosamente meus trabalhos.
Professores criativos, sonhadores, porém bagunceiros e que amavam acumular tranqueiras! Escrevo no plural para não expor uma colega em especial, colega que gosta de coisas!

Quero compartilhar e receber dicas, sugestões, apoio material  e psicológico nessa nova caminhada rumo à docência.

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